Notícias e Novidades

29 de Outubro de 2019

Por que os jovens têm cabelos brancos?

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, os fios brancos podem aparecer de forma precoce antes dos 20 anos de idade. Mas, por que isso acontece? “A canície pode ocorrer de forma precoce por genética ou ou estar relacionada a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou patologias (vitiligo, alopecia areata, alterações da tireoide). A forma familiar não oferece qualquer risco à saúde. Quando isso acontece, é importante procurar um dermatologista para exame e diagnóstico.”, explica Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD. Além da genética, fatores externos como alimentação, nível de stress, poluição e exposição excessiva a raios solares podem elevar a quantidade de radicais livres que comprometem a síntese de melanina e consequentemente levam a canície.

Por que o cabelo fica branco? “Em cada folículo piloso há células que se chamam melanócitos. Esses melanócitos produzem melanina, pigmento responsável pela cor dos cabelos (assim como na pele). Quanto maior a quantidade de pigmento produzida, mais escuro será o fio de cabelo da pessoa. Na maioria das pessoas, entre a terceira e a quarta décadas de vida, se inicia o processo de envelhecimento, com a diminuição da produção de melanina por esses melanócitos. Quando o melanócito deixa de funcionar totalmente e para de produzir melanina, o fio passa a crescer totalmente branco (sem nenhum pigmento). Esse processo, que ocorre naturalmente, é conhecido como canície capilar.”, explica Paola.

Com que idade isso geralmente acontece? Em geral a canície se inicia entre 35-45 anos para os caucasianos, entre 45-55 anos para os orientais e após os 55 anos para os negros. Como o principal fator determinante no surgimento dos cabelos brancos é a genética, filhos de pais com canície precoce também tendem a ter seus fios brancos com início acelerado.

É possível prevenir o processo? Se o motivo for genético, não. Mas se a causa forem fatores externos, sim. “Evitar o tabagismo, a exposição solar e à poluição são cuidados que devem ser tomados para prevenir o envelhecimento dos fios, pois são fatores que levam ao estresse oxidativo.

Por que alguns fios nascem coloridos e ficam brancos? Um fio “colorido” pode “cair preto” e “nascer branco”, ou pode estar crescendo, não cair, e ter a diminuição da melanina. Assim, em determinado momento, passar a ser branco e o fio ficará com duas cores: a metade mais comprida preta e a metade mais próxima ao couro cabeludo, branca.

Se eu arrancar um fio branco, nascem três no lugar? “Existe um mito que diz que se você arrancar um fio branco de cabelo, nascerão 7 (ou 10) fios brancos no lugar. Isso não é verdade”, diz Paola. 

O cabelo branco exige algum cuidado específico? O cabelo branco tende a sofrer mais com os efeitos nocivos da radiação UV, além de ser mais ressecado, mais poroso, com mais tendência a ficar amarelado e mais suscetível à ação dos radicais livres, por isso exige mais cuidados, principalmente com a hidratação e proteção desse fio. 

Fonte: veja.bril.com.br/saude

Sarampo: Vai começar nova campanha para vacinar crianças com até 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será em todos os postos de saúde do país.

Cranberry: para que serve, benefícios e como utilizar

O cranberry é uma fruta vermelha popularmente conhecida pelos seus benefícios na prevenção e no tratamento de infecções urinárias.

Mil dias para moldar o futuro do bebê

A ciência revela que lançar mão de estratégias, especialmente as nutricionais, durante os primeiros mil dias do bebê traz benefícios que vão muito além da infância.

assine nosso
informativo

Agência Interagir