Notícias e Novidades

16 de Setembro de 2019

Cranberry: para que serve, benefícios e como utilizar

O cranberry vem ganhando espaço e gerando muita curiosidade nas pessoas. Entenda o que é o cranberry, se ele auxilia a emagrecer, sua tabela nutricional, contra indicações, efeitos colaterais e seus usos na prevenção de doenças.

O que é o cranberry? O cranberry é uma fruta pequena, redonda, vermelha e com muitos benefícios. Também chamada de oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela, o cranberry é mais popular nos Estados Unidos, Canadá e Chile. A fruta é comumente utilizada em molhos nas festas do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a fruta ainda não é fácil de ser encontrada. Porém, ela costuma chegar ao País em forma de sucos e poupas (em pó ou em cápsulas). 

Para o que serve o cranberry? O cranberry tem diversas funções, algumas delas são auxiliar na prevenção e no tratamento de infecções urinárias, pois ajuda a impedir a adesão de bactérias ao trato urinário, na prevenção e no tratamento de úlceras no estômago, na redução do colesterol ruim, bem como na prevenção de doenças do coração e alguns tipos de câncer. A fruta também pode ser usada para ajudar a proteger o cérebro contra danos neurológicos e para retardar o envelhecimento.

Quando usar o cranberry? A fruta deve ser consumida com cautela, não ultrapassando a recomendação de 100 gramas ao dia. O cranberry pode ser consumido sempre, mas também durante o tratamento de infecções urinárias; ou para a melhora do funcionamento do intestino; na prevenção de cânceres, doenças relacionadas a boca e doenças cardiovasculares; para a melhora do sistema imunológico ou para retardar o envelhecimento da pele.

Principais benefícios do cranberry - A fruta é comumente utilizada para que busca emagrecer, bem como na prevenção e no tratamento de doenças como infecções urinárias, na proteção contra bactérias e para retardar o envelhecimento precoce da pele.

– Benefícios estéticos do cranberry - Além dos benefícios para a saúde, a fruta também traz muitos benefícios para a beleza dos cabelos e da pele. O cranberry reduz a oleosidade da pele; previne o surgimento de acnes (espinhas) e cravos; ajuda a combater a calvície masculina e a alopecia (queda de cabelo); deixa a pele mais firma e hidratada, dando a aparência de pele mais jovem; ajuda no crescimento dos cabelos e trata os fios danificados; bem como tonifica a cor natural dos cabelos ruivos.

Principais nutrientes do cranberry O cranberry é rico na substância proantocianidina, que evita a saída do intestino para o trato unitário (translocação) de bactérias principalmente do tipo E.coli na mucosa da bexiga, também combatendo infecções do trato urinário. Além disso, o cranberry possui as vitaminas C e E, e substâncias antioxidantes como os flavonóides e ácidos fenólicos ao organismo.

Fonte: Guia da farmácia

Sarampo: Vai começar nova campanha para vacinar crianças com até 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será em todos os postos de saúde do país.

Por que os jovens têm cabelos brancos?

Geralmente, os cabelos brancos surgem entre 30 e 40 anos. Genética, hábitos de vida e até algumas doenças podem contribuir para a aceleração desse processo.

Mil dias para moldar o futuro do bebê

A ciência revela que lançar mão de estratégias, especialmente as nutricionais, durante os primeiros mil dias do bebê traz benefícios que vão muito além da infância.

assine nosso
informativo

Agência Interagir