Notícias e Novidades

21 de Janeiro de 2017

Ouvidos Limpos?

A vontade de manter os ouvidos limpos pode ser bastante arriscada, pois o ouvido é uma área bastante sensível e delicada, incluindo a pele do canal ou conduto auditivo externo e a membrana do tímpano. Por isto, cuidados especiais devem ser tomados com esta importante parte de nosso corpo, principalmente com o uso de cotonetes e outros objetos inseridos no conduto auditivo. 

Por que o ouvido produz cera ? O cerume ou cera é normal e deve estar presente em quantidades normais em nosso conduto auditivo. Esta cera serve como proteção para a pele do conduto e funciona como um “repelente” para água. A ausência de cera pode provocar ouvidos ressecados e com coceira. A maior parte do tempo o conduto é limpo "automaticamente", pois há uma migração lenta e ordenada da pele do canal auditivo da membrana do tímpano para a abertura do ouvido, ou seja, de dentro para fora. 

Qual é o método recomendado para limpeza do ouvido ? Sob circunstâncias ideais, o canal ou conduto auditivo externo nunca deve ser limpo por dentro. Entretanto, na maioria dos casos não é assim. Para limpar adequadamente os ouvidos, após um banho com água morna, limpe somente a porção mais externa do conduto, com o dedo mínimo enrolado em uma toalha fina. O mais importante é não introduzir nenhum objeto dentro do canal auditivo. Mas se você já apresentar bloqueio do canal pela presença de cera, na grande maioria dos casos um tratamento simples pode fazer com que haja um amolecimento do cerume. Gotas podem ser aplicadas, tais como óleo mineral, óleo de bebê, glicerina ou até mesmo produtos comerciais podem ser aplicados no conduto, desde que não haja perfuração na membrana do tímpano.

Por que não se deve utilizar cotonetes para a limpeza do conduto auditivo ? O bloqueio por cera é uma das causas mais comuns de perda auditiva. Esta perda é temporária e de fácil solução: basta remover o cerume impactado. Mas quando há esta perda auditiva, na grande maioria das vezes, os pacientes usam produtos como cotonetes ou até mesmo chaves e clips na tentativa da limpeza e desobstrução do conduto auditivo. Entretanto, estas tentativas acabam por simplesmente empurrar a cera, ou parte dela, ainda mais para dentro do canal auditivo. E o que é pior, estes objetos pontiagudos podem traumatizar e até mesmo perfurar a membrana do tímpano.

Quando você deve procurar um médico otorrinolaringologista ? Quando a pessoa está bastante incomodada com a presença da cera ou está com diminuição da audição pela impactação da cera no canal auditivo, um médico otorrinolaringologista deve ser procurado. O médico tentará realizar a remoção da cera, ou com lavagens com água morna ou com instrumentos especiais para retirar o cerume impactado.

Quais são os principais sintomas do acúmulo de cera ? 

- Perda auditiva que pode ser parcial e também progressiva

- Zumbido e barulhos no ouvido

- Dor de ouvido

- Sensação de plenitude ou de ouvido cheio.

Fonte: Sinuscentro.com.br

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir